Série do Netflix faz sucesso contando o mundo do Design
Os oito episódios da série Abstract – The Art of Design, disponíveis na Netflix, contam histórias que jogam por terra a tese romântica das inspirações que nascem dos atos simples do dia a dia. Todos os personagens – profissionais renomados internacionalmente em áreas como ilustração, fotografia e arquitetura – trabalham duro.
Inclui-se aí o desespero por prazos enxutos ou até mesmo projetos que não vingam, resultando em meses de trabalho em vão. O mais interessante nos episódios, com pouco mais de 40 minutos de duração cada, é que não é preciso ser de áreas que envolvem arte ou design para embarcar nas histórias.
A primeira delas é do ilustrador alemão Christoph Niemann, com um expressivo número de mais de 20 capas da revista New Yorker no currículo – a média é de três ou quatro por autor. Metódico até no número de horas para criar, mostrou ideias que resultam em imagens pixeladas, muitas tiradas de criações com Legos.
Como as histórias não são interligadas, não é preciso seguir a ordem dos capítulos, mas vale conferir todas. Como a de Tinker Hatfield, designer da Nike e criador do icônico Air Jordan, tênis com mais de 20 gerações que teve em seu estudo inicial os impactos específicos sofridos pelos pés de jogadores de basquete – e um dos pioneiros nos estudos de calçados destinados para cada tipo de atividade física.
Alguns dos personagens são tão geniais quanto polêmicos, como o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. Ao mesmo tempo em que descobrimos suas soluções que envolvem sustentabilidade, fantasia e métodos construtivos que otimizam tempo e orçamento, ouvimos as críticas que o profissional recebe. É o exemplo mais claro de como quebrar barreiras é tarefa para os fortes – e incríveis.
Fonte: Zero Hora

