Blog




Podcasts, programas de rádio na net ganham cada vez mais público

Podcast é o nome dado ao arquivo digital de áudio, frequentemente em formato MP3, publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir à série de episódios de algum programa quanto ao formato em que este é distribuído.

Como “antigamente”, os programas costumam ter apresentadores, temas e periodicidade. A diferença é que eles podem ser ouvidos a qualquer hora ou lugar (no computador do trabalho, no rádio do carro ou no seu celular, por exemplo) e, na maioria das vezes, são produzidos de forma independente.
Desde 2004, quando os primeiros programas começaram a fazer sucesso por conta dos iPods, o formato só cresceu em popularidade e abrangência. Hoje tem podcast para todos os gostos: música, esporte, notícias, comportamento, tecnologia, humor.

Em 2014, dez anos após o surgimento do podcast, “Serial”, apresentado pela jornalista norte-americana Sarah Koenig (foto), foi um fenômeno mundial e chegou a ter mais de 80 milhões de downloads na primeira temporada. Os programas analisavam os detalhes de um grande crime, sob o ponto de vista de várias pessoas envolvidas, para destrinchar contradições e resolver mistérios.

Por aqui, são 1.034 programas ativos no Brasil, segundo o site Mundo Podcast. O mais popular deles é o Nerdcast, do site de cultura pop Jovem Nerd, que tem em média 1 milhão de downloads por episódio.

O que muita gente só percebeu agora é que o podcast faz mais sentido quando você tem um smartphone na mão, e o formato acompanha os novos jeitos de consumir informação. Nos EUA, o Instituto Edison monitorou a relação dos norte-americanos com os podcasts nos últimos dez anos e notou que a adesão a eles pulou de 11% em 2006 para 36% neste ano. Ao mesmo tempo, os fãs de podcasts migraram em peso para os smartphones e tablets. Em 2013, 58% deles usavam um computador. Hoje, 71% ouvem em dispositivos móveis.

Fonte: Uol Tecnologia




Compartilhar por e-mail
Cadastro realizado com sucesso!!!
Favor insira um email valido!!!